Entenda o Ano Novo Chinês e suas particularidades

Chineses e outros povos asiáticos comemoram a chegada do ano 4719 pelo seu calendário. Feriado tradicionalmente é ocasião para milhões visitarem suas famílias, mas pandemia reduziu viagens. Veja perguntas e respostas sobre a data.

O Ano Novo Chinês começa nesta sexta-feira (12). Será o Ano do Boi de Metal, que corresponde a 4719 no calendário chinês. Ele acaba em 31 de janeiro de 2022.

É um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia –além da China, também é celebrado no Vietnã e na Coreia do Sul, por exemplo.

Normalmente, milhões de trabalhadores aproveitam a oportunidade para retornar às suas províncias de origem e passar esses dias com a família. A expectativa de uma parte da população era a de que pudessem estar com seus parentes, mas o governo pediu para que os moradores evitem viagens.

 

Para desencorajar os chineses a saírem de casa, as autoridades usam incentivos financeiros para quem fica e exigências de exames e formalidades para quem viaja.

A cidade de Pequim prometeu distribuir cupons de descontos para serem usados em aplicativos de comércio eletrônico, há oferta de filmes online e de planos de dados móveis para smartphones.

As viagens ferroviárias e aéreas caíram 80% em relação ao ano passado, segundo a prefeitura.

Na estação ferroviária de Pequim, geralmente lotada durante os feriados, muitos bancos estão vazios e não há fila nas máquinas.

O que marca o ciclo de um ano para os chineses?

O calendário chinês tem a Lua como parâmetro — há quem se refira ao feriado como Ano Novo Lunar, inclusive. O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua.

O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.

A data do Ano Novo é móvel, ela não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias.

Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã, e o judeu.

Quais as diferenças do ano solar e lunar?

Um ano no calendário gregoriano, usado no Ocidente, é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol cerca de 365 dias.

O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos.

No entanto, como as fases da Lua não estão em sincronia com as estações do ano (verão, inverno, outono, primavera), muitas pessoas que seguem o calendário chinês também usam as datas do calendário gregoriano para atividades rurais, como pesca e agricultura.

Por que o Ano Novo chinês não é fixo?

O calendário chinês tem 12 meses lunares de 29 ou 30 dias, e os anos têm 354 ou 355 dias.

“A rigor, o calendário gregoriano varia também”, diz Rubens Machado, astrônomo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A Terra demora demora 365 dias e quase seis horas para dar uma volta em torno do sol e, por isso, há anos bissextos, com um dia a mais para compensar essas horas a mais.

As fases da Lua também não obedecem precisamente a múltiplos do tempo que a Terra demora para dar uma volta em torno do próprio eixo (o que conhecemos como dia), afirma Cássio Barbosa, doutor e pós-doutor em astronomia.

“Para que a Lua volte a uma fase, por exemplo, de uma lua cheia para uma nova lua cheia, leva-se 27,55 dias. Essas frações vão se acumulando ao longo do ano”, diz ele.

O número de repetições de fases durante um ano não é exatamente 12, mas, sim, 12, 37. Essas frações também fazem com que seja preciso alterar o número de dias do ano no calendário chinês.

Há, no entanto, um problema, explica Machado. As estações do ano (verão, outono, inverno e primavera) são marcadas pela posição da Terra em relação ao sol. Assim, de tempos em tempos, os calendários lunares precisam de um ajuste, e isso é feito com a adição de uma espécie de “mês bissexto”.

Por que os chineses relacionam os anos a animais?

Os anos são dedicados a animais no calendário chinês. São doze, que se intercalam: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).

O ano que se inicia nesta sexta-feira é do boi.

Essa relação com os animais vem do budismo. Na mitologia dessa religião, ao decidir como seria o calendário, Buda convocou uma reunião com os bichos. Mas só 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada.

Os anos têm outras características definidoras: eles recebem o nome de um elemento (água, metal, terra, fogo e madeira).

Esse ciclo que se inicia agora é o do metal.

Há 60 combinações de animais com elementos distintos, e por isso há um ciclo zodíaco de 60 anos que marca o calendário chinês.

Como é a comemoração do Ano Novo chinês?

Neste ano, uma parte das comemorações será virtual, porque o governo pediu aos cidadãos que não viagem para evitar transmitir o coronavírus.

Ainda assim, há muita preparação para o feriado no país. As festas geralmente começam uma semana antes da data.

Na antevéspera, há faixas festivas e começam as feiras de flores (neste ano muitas feiras foram canceladas). Há também pratos simbólicos que representam sorte e melhoras. As comemorações começam com bolos e doces.

Em mandarim e em cantonês, a palavra para doce é parecida com a expressão para designar uma pessoa alta, e doces representam crescimento para o ano vindouro.

É um dia em que as famílias ficam acordadas até tarde. A tradição é que haja uma grande reunião familiar no dia da virada de ano.

Em países onde há comemorações do Ano Novo lunar, há feriados que variam de três a sete dias.

O fim da comemoração é geralmente no 15º dia do mês lunar. É um dia em que os membros das famílias dão suas bênçãos uns aos outros, visitam parentes e amigos, e ocorre o chamado festival das lanternas.

Tradicionalmente, era um único dia em que as garotas podiam sair de casa para ver as lanternas enfeitando as ruas e, assim, conhecer os rapazes. Mas no presente, as cidades fazem painéis com lanternas que viram atrações.

Fonte:G1Br

Anúncio