Prefeitura de Goiânia leva 4ª Caravana do Bem, com mais de 70 serviços à população no Parque Atheneu, em parceria com o Estado de Goiás

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, em ações durante edição anterior da Caravana do Bem - Prefeitura que Cuida: mobilização no sábado (06/08) e domingo (07/08) vai disponibilizar mais de 70 serviços à população do Parque Atheneu e região. Foto: Secom

Evento será na Praça da Feira, e contempla 21 bairros. Desde a última semana, gestão municipal realiza intervenções na infraestrutura e sinalização em vias da região. Serão ofertados serviços nas áreas de saúde, educação, moradia, meio ambiente, assistência social, administração e política para mulheres. Prefeito Rogério Cruz afirma que “parceria entre esferas municipal e estadual descentraliza a gestão e permite que ampliemos serviços levados ao povo”

A Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, da Prefeitura de Goiânia, chega à quarta edição e leva, ao Parque Atheneu e região, em parceria com o Estado de Goiás, 71 serviços à população. Com ampliação de atendimentos pela administração municipal, o evento será no sábado (06/08) e domingo (07/08), das 08h às 16h, e 08h às 12h, respectivamente, na Praça da Feira do Parque Atheneu. Abertura terá presença do prefeito Rogério Cruz e, durante a ação, haverá sorteio de famílias para o programa Moradia Goianiense e entrega de cartões do Renda Família +Mulher.

Nos dias que antecedem o evento, pastas municipais executam serviços de manutenção em vias e espaços públicos, revitalizações e reformas nos 21 bairros contemplados pela ação. A caravana mobiliza órgãos como a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e de Mobilidade (SMM), e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Rogério Cruz destaca que “a parceria entre as esferas municipal e estadual descentraliza a gestão e permite que ampliemos os serviços levados ao povo”. Segundo ele, a ampliação de atendimentos para a 4º Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida reflete “os esforços da gestão em cuidar das pessoas, facilitando acesso a serviços básicos, como saúde, moradia, emissão de documentos e educação”.

Serviços
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) monta estandes do Atende Fácil, e presta serviços de cadastro de empresas e MEI; negociações de IPTU e ISS; cálculo do ITBI; cadastros para habitação e pessoa física; serviços de Processo Eletrônico Digital (PED); cadastro de Feirante Livre e Especial, Ambulante, Food Truck e Permissionário de Mercado; Alvará Fácil; emissão de DUAMs; protocolos de Processos das secretarias; acesso à Nota Fiscal Eletrônica e avulsa; solicitação de escritura; alteração de cadastro imobiliário e emissão de certidões.

A pasta de Desenvolvimento Humano e Social fará cadastramentos no CadÚnico, Carteirinha do Idoso, além de prestar orientação sobre benefícios e programas de assistência social. Entregará, também, 1.000 cestas básicas a pessoas atendidas pelos Núcleos e Centros de Assistência Social da região, mediante agendamento e contato por equipes da Sedhs.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) entregará 638 cartões do Renda Família +Mulher a mulheres inscritas e aprovadas nas regiões Leste, Sul e Centro-Oeste que ainda não buscaram seus cartões nas três primeiras etapas do programa. A pasta também inscreverá interessadas nos cursos de Costura Industrial e para Tábuas de Frios, que dispõem de 32 e 16 vagas, respectivamente.

A Secretaria Municipal de Mobilidade, além de ações para Educação no Trânsito, emitirá cartões de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência. O Procon Goiânia dará orientações quanto às relações de consumo, além de registrar denúncias e reclamações.

Equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) acolherão denúncias, orientarão quanto à retificação de prenome e gênero, e divulgarão cursos voltados à população assistida pela pasta (pessoas pretas, LBGTQIA+, jovens e pessoas com deficiência). Outros dois serviços disponibilizados pela secretaria são a Central de Libras e informações sobre acessibilidade.

No estande da Secretaria de Planejamento, a população terá acesso aos serviços de cadastro habitacional, além de participar da pesquisa “Por Onde Você Anda”, sobre os hábitos de mobilidade. Também haverá o sorteio de famílias do programa Moradia Goianiense.

Ao Mutirão, a Guarda Civil Metropolitana levará o projeto Anjos da Guarda, com pintura facial e apresentações lúdicas. A Defesa Civil apresentará áreas de risco e meios de prevenção, enquanto a Ronda Municipal (Romu) demonstra o aparato utilizado pelo comando. O público assistirá à apresentação da Banda de Música, conhecerá os cães do Grupo GOC-K-9, além dos serviços de policiamento e guarda de bens executados pelo Comando Operacional. A Patrulha Mulher Mais Segura entregará material impresso referente à violência doméstica.

No estande da Educação, o público conhecerá os projetos de Reconhecimento Facial e Laboratório Maker – Robótica, receberá mudas distribuídas pelo Horta Escolar e se informará sobre matrículas e lotação de servidores. O Sine Móvel atualizará cadastros do trabalhador, auxiliará com o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e ofertará vagas de emprego.

A Secretaria Municipal de Saúde aplicará vacinas contra a Covid-19, Influenza e antirrábica, além de oferecer testagem ampliada. Pacientes agendados pelas unidades abrangidas pelo Mutirão serão atendidos em consultas oftalmológicas e para risco cirúrgico, e diferentes tipos de exames. A pasta oferecerá, ainda, auriculoterapia, solicitação de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de informações sobre a prevenção do câncer de boca.

Além de distribuir mudas de plantas medicinais e nativas do cerrado, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) orientará quanto ao plantio das espécies. Equipes também vão tratar da renegociação de multas; consulta para animais de pequeno porte; orientações sobre Licenciamento Ambiental e Licença Fácil, poluição visual e sonora, poda e extirpação de árvores. A população poderá registrar denúncias relativas à fiscalização.

A Secretaria Municipal dos Esportes levará tênis e futebol de mesa e badminton. A pasta da Cultura distribuirá livros e proverá apresentações artísticas, enquanto a Agência Municipal do Turismo e Lazer fará exposição de animais taxidermizados.

Durante o evento, haverá informes divulgados pela Rádio “Caravana do Bem”, providenciados pela Secretaria Municipal de Comunicação. O Conselho Tutelar também estará presente para prestar informações e orientações à população.

Ações em andamento
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensifica os serviços de manutenção e limpeza, com remoção de entulhos, roçagem e demais ações de urbanização.

Entre os serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), estão a limpeza das bocas de lobo, bueiros e galerias pluviais; reparos no asfalto e patrolamento de vias não asfaltadas; recuperação de meios-fios e bocas de lobo; troca de lâmpadas; e manutenção de campos de futebol.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realiza serviços de sinalização viária, enquanto a  Amma revitaliza parques e áreas verdes da região.

Estado de Goiás

A Prefeitura de Goiânia manterá a parceria com o Vapt-Vupt, Polícia Civil, Detran, Saneago, Ipasgo e demais órgãos estaduais para emissão de carteiras de identidade, documentos, certidões, boletos e solicitação de serviços. E terá a parceria com a disponibilidade das carretas para exames de tomografia, oftalmologia e mamografia além do ônibus do Hemocentro para doação de sangue e coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas.

Bairros atendidos pela 4ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida
 1- Parque Acalanto
2- Chácara Alto da Glória
3- Vila Alto da Glória
4- Vila Alto da Glória I
5- Residencial Arco Verde
6- Parque Atheneu
7- Jardim Bela Vista
8- Loteamento Brisas do Cerrado
9- Residencial Brisas do Cerrado
10- Jardim da Luz
11- Parque das Laranjeiras
12- Chácara do Governador
13- Conjunto Fabiana
14- Vila Jardim Vitória
15- Vila Legionárias
16- Jardim Mariliza
17- Residencial Parque Flamboyant
18- Parque Santa Cruz
19- Residencial Vale das Brisas
20- Residencial Ville de France
21- Residencial Ville de France I

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia leva 4ª Caravana do Bem, com mais de 70 serviços à população, ao Parque Atheneu e região, em parceria com o Estado de Goiás
Datas e horários: sábado (06/08), das 08h às 16h e domingo (07/08), das 08h às 12h
Local: Praça da Feira do Parque Atheneu, Avenida Parque Atheneu

Anúncio