Como encontrar o curso certo para decolar sua carreira?

 

*Por Pollyana Guimarães

Investir na qualificação profissional é, sem dúvidas, a chave para o sucesso. Entretanto, mediante a tantas opções de cursos ofertadas no mercado, torna-se desafiador escolher, de forma assertiva, a opção mais viável e que atenda aos objetivos buscados a curto, médio e longo prazo. Nessa jornada, estar atento à critérios pontuais de elegibilidade é fundamental para auxiliar no processo de escolha.

Não há como negar que a oferta de cursos de capacitação aumentou consideravelmente nos últimos anos. Apesar da complexidade da escolha, não investir em qualificação contínua não é uma opção. Ainda mais depois da pandemia, onde a taxa de desemprego disparou.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Oliver Wyman, investir em práticas de aperfeiçoamento, aprendizado e crescimento de carreira faz parte da prioridade de 57% dos entrevistados. Mas, de nada adianta um banquete de opções à sua frente, sem saber qual a melhor escolha para seu sucesso.

Nessa decisão, é importante levar em consideração o melhor formato de aula, sendo compatível com cada perfil. É preciso analisar se o conteúdo corresponde às expectativas de crescimento profissional e, ainda, se a metodologia adotada é a mais indicada para o seu estilo de aprendizagem.

Em uma primeira análise, optar por um programa online ou presencial dependerá, principalmente, da rotina e disponibilidade de cada um. Para aqueles que possuem um dia a dia agitado, um curso à distância permitirá que o profissional assista às aulas no horário de sua preferência, conseguindo absorver melhor os conteúdos.

O mesmo critério de seletividade deve ser aplicado ao analisar a carga horária. Afinal, enquanto profissionais da geração Y possuem mais facilidade em assistir a aulas extensas sem perder o foco, o mesmo não acontece com a geração Z – a qual apresenta melhores resultados de aprendizado em aulas de curta duração e mais dinâmicas. Avaliar o tempo que será disponibilizado para a formação também é um fator crucial para essa escolha.

Todos esses fatores devem estar alinhados ao propósito da jornada do profissional sendo necessário analisar se o programa escolhido irá surtir efeitos desejados, contribuindo assim para os planos de carreira. Para isso, é importante sempre entender quais são os conhecimentos necessários de acordo com o momento de carreira atual e futuro. É preciso planejar e reavaliar a estratégia de tempos em tempos a fim de alcançar as metas estabelecidas.

 

Incorporar esta premissa, conhecida no conceito de lifelong learning, é um dos maiores segredos dos profissionais de alto impacto. Afinal, o aprendizado contínuo deve fazer parte de todos os profissionais, em busca de um desenvolvimento constante e autoconhecimento profundo sobre nossos desejos e metas. Apenas assim, será possível lidar com as mudanças do mercado e estar preparado para trilhar essa jornada com base no aprimoramento contínuo.

Somado a isso, as empresas também têm um papel importante na capacitação dos profissionais, visto que muitas demandam conhecimentos específicos. Em todos os casos, é relevante que empresa e colaborador tracem uma estratégia em conjunto, buscando alinhar os interesses de ambos os lados.

Investir na qualificação profissional é, sem dúvidas, o principal caminho na busca por novas oportunidades para o crescimento. Contudo, mais do que escolher um curso de capacitação, é necessário ponderar exatamente aquilo que tem procurado e, avaliar de que forma tal escolha irá contribuir para o planejamento a longo prazo.

Pollyana Guimarães é idealizadora da Evoluzi, empresa de curadoria de treinamentos corporativos.

 

Sobre a Evoluzi:

https://evoluzi.com.br/

A Evoluzi é uma empresa de curadoria de treinamentos corporativos. Fundada em fevereiro de 2017, a empresa funciona como uma conexão estratégica entre as organizações que desejam levar o desenvolvimento a seus líderes e aquelas que possuem o conhecimento para compartilhá-lo. Seja em formato online ou presencial, sua proposta é buscar os melhores treinamentos de capacitação e aprimoramento, construindo uma linha de aprendizagem personalizada para cada perfil.

Anúncio