Confira quatro atividades físicas para idosos começarem a se exercitar ainda este ano

Crédito: karlyukav/Freepik

Especialista e dono de rede de academias sugere algumas atividades físicas para a terceira idade não deixar o corpo parado

Conforme os anos passam, o corpo sente os efeitos do cansaço e a perda de vitalidade, mas esse e outros sintomas do envelhecimento podem ser diminuídos com o exercício físico para terceira idade. As atividades ajudam a prevenir ainda os riscos que chegam nessa fase, como algumas doenças silenciosas e que se instalam com muita agilidade. As mais comuns são o Parkinson, o Alzheimer e a Sarcopenia, que é a perda bruta de massa muscular. Pensando nisso, Ronaldo Godoi, educador físico e fundador da rede Red Fitness, lista uma série de atividades que podem e devem ser executadas pelos idosos na melhor fase da vida. “É importante lembrarmos que para iniciar qualquer atividade física, independente da faixa etária, é sempre bacana procurar um médico e fazer um check-up completo para saber se tem algum tipo de lesão, limitação ou restrição. Assim, o educador físico consegue te orientar melhor para aproveitar e se beneficiar de todas as vantagens de cada exercício”, explica o especialista.

Idosos não podem fazer musculação, certo? Errado! Muito mais do que ganhar músculos, o treino ajuda no fortalecimento dos ligamentos, tendões e articulações do corpo inteiro, o que ajuda na estabilidade e controle dos movimentos. “Muitos idosos chegam na Red Fitness achando que só podem fazer aquelas aulas específicas da terceira idade, mas a musculação é essencial para o ganho de força do corpo. Além disso, contribui na confiança e segurança ao exercer as tarefas do dia a dia, dando mais independência”, reforça Godoi.

O yoga é uma excelente escolha! O exercício se adequa a qualquer pessoa, já que possui diversas modalidades e é considerada uma atividade de baixo impacto com pouco risco de lesão. “Escolhemos o yoga como parte das atividades de nossas academias porque une exercícios físicos de resistência com outros de equilíbrio e flexibilidade. E isso é muito bacana para um bom condicionamento físico e consciência corporal”, explica Ronaldo. Além disso, a prática da respiração, um dos pilares do yoga, contribui para a diminuição do stress.

Aulas de dança para idosos não é só dança de salão. Ao contrário do que muitos pensam, a prática de modalidades como zumba, Fitdance, Dance+, Ritmos e outras que estão inclusas na Red Fitness podem ser feitas por todas as faixas etárias, pois cada aluno coloca a intensidade que o corpo permite, respeitando suas limitações. A dança estimula não só a movimentação do corpo, mas todos os sentidos, como tato, visão e audição, além de melhorar as emoções e os sistemas cognitivo e motor.

Uma caminhada na esteira sempre é bem-vinda! É um dos melhores exercícios para terceira idade, pois fornece energia, evita a perda de massa magra e garante ótima saúde do sistema cardiovascular. “O básico também sempre funciona! Para começar a praticar, inicie com caminhadas leves de 15 a 20 minutos, de uma a duas vezes por semana, e evite ir além da sua capacidade de energia para não fadigar e perder massa muscular. Depois, pode ir aumentando a frequência, sempre respeitando os limites do corpo”, aconselha Ronaldo Godoi.

“É normal que à medida que envelhecemos perdemos um pouco do vigor e energia que sentíamos quando éramos jovens, isso se dá por conta de mudanças hormonais e perda de massa muscular. Mas manter o corpo e a mente trabalhando com a prática de atividades físicas é importante em qualquer fase da vida! Além disso, práticas em grupo ajudam no convívio social” complementa o educador físico.

Sobre a Red Fitness

A Red Fitness é uma rede de academias fundada em 2013 pelo casal Ellen Fernandes e Ronaldo Godoi. A companhia oferece, além das modalidades triviais, a micro gym Red Burn – modelo patenteado de treino. Hoje, com 4 operações na zona norte da cidade de São Paulo, a marca está no processo de migração do modelo de negócio, pretendendo realizar a expansão das unidades para todo o País por meio do franchising.

 

Anúncio