CEU das Artes Vera Cruz receberá oficinas, apresentações e exposição de arte neste sábado

EncontrARTE de Aparecida de Goiânia será aberto ao público e acontecerá das 10 às 20 horas



Neste sábado (02), o Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU das Artes), que fica na Avenida V-5, no Setor Cidade Vera Cruz, será palco para o EncontrARTE de Aparecida de Goiânia. Organizado pelos estudantes do curso de Produção Cultural, promovido pela Federação de Teatro de Goiás (FETEG) no município, o evento será realizado das 10 às 20 horas e contará com oficinas de criação com a mímica (teatro) e construção de personagens (desenho); apresentações de dança, capoeira, teatro e música; contação de história; e exposição de arte. A programação é gratuita e aberta ao público.

O evento tem a proposta de colocar em constante comunicação diversas linguagens artísticas e artistas, tanto da comunidade local como de outras partes de Goiás, como Goiânia e Senador Canedo. A programação também marca o encerramento do curso gratuito de Produção Cultural da FETEG, sendo um espaço para alunas/os colocarem em prática os aprendizados e trocas feitas ao longo da formação, cujo objetivo é capacitar agentes culturais para o enfrentamento das novas condições de produção cultural, considerando os impactos da pandemia da Covid-19.

O curso de Produção Cultural integra o Projeto EncontrARTE, uma realização da FETEG em parceria com o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura e a Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Elias Vaz. O projeto, que está sendo desenvolvido nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Cavalcante, ainda inclui formações de teatro e musicalização, um Seminário da FETEG e a produção de quatro web séries.

Oficinas
O EncontrARTE Aparecida de Goiânia terá início às 10 horas, com a oficina de teatro “Criando com a Mímica”, que será ministrada pela atriz Lia Monteiro, que é formada em licenciatura em Teatro e mestranda em Artes da Cena pela UFG e ainda trabalha com arteterapia. Voltada para maiores de 12 anos de idade, a oficina tem a proposta de instigar um laboratório de investigação e criação teatral a partir de estudos sobre as linguagens da mímica, tendo como principal referencial teórico Jacques Lecoq.

Já às 18 horas, o artista visual, professor e pesquisador Alan Alves comandará a oficina de desenho “Construção de Personagens”. Destinada para maiores de 10 anos, a atividade ensinará a criar personagens para animação, revista em quadrinhos, mangá e videogame por meio de um método simples, baseado em figuras geométricas. Os participantes aprenderão sobre os fundamentos da anatomia humana, proporções e formas para auxiliar na criação de personagens que transmitem emoções, respeitando fundamentos de peso, ação e dinâmica.

Para participar, basta comparecer no horário da oficina desejada, sem necessidade de inscrição prévia. Os materiais serão fornecidos pela própria organização do evento.

Dança e música
O público também poderá conferir diferentes apresentações a partir das 14 horas. Além de uma vivência de dança circular sagrada com a focalizadora Flávia Cruvinel, a programação contará com roda de capoeira e maculelê e, ainda, performances de dança de rua e flashback do Grupo de Artistas do CEU das Artes.

Às 16 horas, o ator Rodrigo Florença e a atriz, figurinista e maquiadora artística Tatá Miranda comandarão a abertura oficial do EncontrARTE, como clowns e cerimonialistas. Em seguida, a bailarina Giovanna Feuser fará uma apresentação de dança livre. Já o Balé Encantado será comandado por Otávio e Benny.

Apresentações musicais também integrarão a programação do EncontrARTE de Aparecida de Goiânia, como o show voz e violão de Rainy Ághata e Ísis Krisna, a apresentação dos berranteiros da Associação Aparecidense de Rodeio e o encerramento com a dupla João Marcos e Rangel e o sanfoneiro Ferreira Filho.

Contação de História
A escritora e pesquisadora Nilda Simone contará um pouco da história de Aparecida de Goiânia na mini palestra “História, Desenvolvimento e Cultura no CEU das Artes”, que está marcada para às 16h20. Ela, que escreve desde criança e tem três livros editados e participação em sete coletâneas, é professora aposentada, artesã, doceira, folclorista e pesquisadora, além de membro da Comissão Aparecidense e Goiana de Folclore e do Grupo de Escritores Brasileiros (GAEB) e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aparecida de Goiânia.

Teatro
Às 16h45, o ator Wildes Crispim da Rocha, que é membro e produtor da Cia de Teatro Boca Grande, apresentará a cena “O Veio e a sua Farpa”, que fala sobre cerceamento e loucura por perdas, brigas com sua família sertaneja, principalmente quando morre a filha caçula e ele realmente enlouquece por já se encontrar em um estado bem depreciativo.

Exposição de arte
Na ocasião, o artista plástico e artesão Maicon Soares também irá expor algumas das suas criações que compõem o projeto “do descarte à arte”, cuja proposta é ressignificar metais diversos e transformá-los em arte por meio de um processo artesanal que requer habilidade, criatividade e precisão. Além de carregar vários tipos de metais que não têm mais função para os quais foram produzidos, as obras fazem uma crítica ao modo de vida atual e ao consumismo acelerado e desenfreado que tanto prejudica o meio ambiente.

SERVIÇO
EncontrARTE de Aparecida de Goiânia
Data
: 02/07 (sábado)
Horário: das 10 às 20 horas
Local: CEU das Artes, na Avenida V-5, no Setor Cidade Vera Cruz
Mais informações: @encontrarteaparecida

PROGRAMAÇÃO

10:00 – Oficina de Teatro: Criando com a Mímica – Mediadora: Lia Monteiro
14:00 – Vivência de Dança Circular – Focalizadora: Flávia Cruvinel
14:40 – Roda de Capoeira e Maculelê – Grupo de Artistas do CEU das Artes
15:20 – Apresentação Dança de Rua – Grupo de Artistas do CEU das Artes
15:40 – Flashback – Grupo de Artistas do CEU das Artes
16:00 – Abertura oficial – Clown & Cerimonialistas – Rodrigo Florença e Tatá Miranda
16:05 – Dança Livre – Giovanna Feuser
16:20 – Contação de História: História de Aparecida de Goiânia – Nilda Simone
16:35 – Balé Encantado – Otavio e Benny
16:45 – Cena “O Veio e a sua Farpa” – Cia de Teatro Boca Grande
17:05 – Voz e violão – Rainy Ághata e Ísis Krisna
17:25 – Solenidade e Entrega de Certificados do Curso de Produção Cultural
18:00 – Oficina de Desenho: Construção de Personagens – Alan Alves
19:00 – Berranteiros – Associação Aparecidense de Rodeio
19:30 – Apresentação e encerramento – Dupla João Marcos e Rangel e Sanfoneiro Ferreira Filho

Anúncio