Festival MMarte oferece 48 vagas para oficinas gratuitas de animação

O Evangelho Segundo Tauba e Primal

Exibição online de curtas-metragens e live sobre os rumos do cinema de animação pós-pandemia também integram a programação

A Escola Goiana de Desenho Animado sediará, neste mês de junho, três oficinas gratuitas na área de animação. As atividades serão realizadas nos dias 14, 15, 20 e 21 e abordarão temas como a adaptação de histórias em quadrinhos para o cinema, a técnica da animação por meio da experimentação e, ainda, o storyboard profissional com conceitos básicos de linguagem cinematográfica. A oferta é de 48 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.mmarteproducoes.com.

As oficinas integram a programação do Festival MMarte, uma realização da MMarte Produções que ainda terá a exibição online de quatro curtas-metragens de animação, entre os dias 09 de junho e 09 de julho, e a live “Reconstruindo o Cinema de Animação Brasileiro Pós-Pandemia”, com Márcia Deretti, Márcio Júnior, Otto Guerra e Sávio Leite, no dia 13 de junho, no canal do youtube da MMarte Produções. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Audiovisual.

Oficina “Dos Quadrinhos para as Telas”
A primeira oficina acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, das 19 às 22 horas, com a oferta de 12 vagas para jovens com mais de 16 anos de idade. “Dos Quadrinhos para as Telas” abordará as adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema, que são uma tendência mundial. Na ocasião, Márcio Júnior dividirá sua experiência tanto como quadrinista, quanto como roteirista e co-diretor das adaptações para animação das HQs O Ogro, O Retrato do Mal, O Evangelho Segundo Tauba e Primal e Cidade de Sangue. As inscrições podem ser feitas até domingo (12), sendo que o resultado será anunciado no dia seguinte, por telefone ou e-mail.

Oficina de Animação Experimental
Já nos dias 20 e 21 de junho, adolescentes entre 12 e 16 anos de idade poderão participar da oficina de animação experimental, com Márcia Deretti e Márcio Júnior. O objetivo é proporcionar um primeiro contato com a técnica da animação, através de exercícios de experimentação, utilizando materiais alternativos e suportes diversos, além de espontaneidade e improviso. Neste caso, serão abertas duas turmas, uma das 9 às 12 horas e a outra das 14 às 17 horas, com 12 vagas cada. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho e o resultado da seleção será anunciado no dia 17 seguinte, também por telefone ou e-mail.

Oficina de Storyboard Profissional para Animação
Também nos dias 20 e 21 de junho, das 19 às 22 horas, Emerson Rodrigues ministrará a oficina de Storyboard Profissional para Animação, com apresentação teórica e demonstrativa dos conceitos básicos de linguagem cinematográfica. Jovens a partir de 16 anos de idade aprenderão sobre função da câmera como instrumento narrativo, recursos técnicos, principais enquadramentos, movimentos, quebra de eixo, direção da tela, área de segurança, otimização de recursos, soluções e erros mais comuns.

Os participantes também farão a abordagem de um roteiro através de um exercício prático, onde criarão o storyboard de uma sequência inteira desenhando sobre papel. Com isso, também serão trabalhados conteúdos como desenho, composição, stage dos personagens, gags, decupagem da câmera e da atuação, continuidade, análise de ritmo, intenção e drama, arquivos de exportação e apresentação profissional de um storyboard/animatic. O período de inscrição segue até 18 de junho e o resultado será anunciado no dia seguinte, via telefone ou e-mail. A oferta é de 12 vagas.

Exibição de curtas-metragens
A programação do Festival MMarte também contará com a exibição online de quatro filmes em animação, dos mais diferentes estilos e temas, que já circularam por vários festivais nacionais e internacionais. Os curtas-metragens poderão ser conferidos de 09 de junho a 09 de julho, no canal do youtube da MMarte Produções, com legendas descritivas. São eles: O Retrato do Mal, O Evangelho Segundo Tauba e Primal e O Ogro, de Márcio Júnior e Márcia Deretti; e Insustentarte, de Thiago Ottoni.

A curadoria da mostra é focada na produção audiovisual da MMarte Produções, que soma oito curtas-metragens autorais finalizados, sendo sete deles em animação, e três em produção. Sua estreia como produtora audiovisual aconteceu em 2011, com o lançamento de O Ogro, primeira adaptação de clássicos de HQ de terror nacional. Já O Retrato do Mal, sua produção mais recente, foi premiado como melhor filme de animação no 23º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e recentemente exibido em um evento de quadrinhos em Portugal.

A MMarte ainda é responsável pela realização do Dia Internacional da Animação, em Goiás, desde 2007; pelo projeto de formação Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) e pela publicação de quadrinhos e literatura, poesia e estudos sobre cinema, livrões em capa dura e zines em tiragem limitada. Mais informações sobre os filmes podem ser obtidas em https://www.mmarteproducoes.com/filmes.

Live ‘Reconstruindo o Cinema de Animação Brasileiro Pós-Pandemia’
No dia 13 de junho, às 20 horas, será transmitida a live “Reconstruindo o Cinema de Animação Brasileiro Pós-Pandemia”, também no canal do youtube da MMarte Produções. Em um bate-papo de 90 minutos, Márcia Deretti e Márcio Júnior (MMarte), juntamente com o gaúcho Otto Guerra e com o mineiro Sávio Leite, dois grandes nomes da animação brasileira, discutirão os rumos do cinema de animação pós-pandemia, entrelaçando as realidades regional e nacional. Como ação de Democratização, Acessibilidade e Direitos Humanos, a live terá tradução simultânea para a linguagem de LIBRAS.

Anúncio