A campanha Sorrir Muda Tudo reforça o movimento Março Brilhante no dia Mundial da Saúde Bucal

Movimento Março Brilhante 2022 Divulgação

A ABIMO, em parceria com as principais entidades do setor odontológico elege março como o mês de conscientização da saúde da boca como forma de garantir um corpo saudável

São Paulo,  março de 2022 – No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, então a ABIMO  Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos promove nesta dia uma ação especial para o movimento Março Brilhante, com apoio das principais entidades e indústrias do setor odontológico. Trata-se de uma ação da campanha Sorrir Muda Tudo, lançada pela entidade em 2019, para conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal para a saúde do corpo como um todo.

Com uma estratégia de comunicação específica, o Março Brilhante tem como mote principal que a vida passa pela boca. Segundo o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, tem o objetivo de tornar as idas ao dentista regulares, como parte de uma cultura de prevenção. Afinal, a saúde da boca está ligada a doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, enxaqueca, depressão, câncer, entre outros problemas que afetam todo o corpo.

 

A importância do autocuidado depois da pandemia de covid-19

Dentre os maiores aprendizados pelos profissionais de saúde nesses dois anos de pandemia no Brasil, um deles o de que o vírus Sars-Cov-2, entrava no organismo pelos orifícios de nariz ou boca. O que afastou os pacientes dos consultórios dentários. Só que dois anos depois dos primeiros casos de covid-19, os dentistas vêm notando nos consultórios, um aumento de casos de problemas odontológicos causados pela falta de visitas de rotina ao consultório. “No início da pandemia, ninguém entendia como o vírus poderia se comportar e todo mundo ficou em casa e deixou de frequentar o cirurgião-dentista. Só agora, dois anos depois, é que os pacientes estão começando a retornar às consultas, aos tratamentos. E o estrago que temos visto e tratado tem sido grande por falta desse cuidado principalmente com a higienização adequada da boca e dos dentes”, afirma Rosely Cordon, Phd em Ciências da Saúde-odontologia e consultora científica do Projeto Sorrir Muda Tudo.

Por isso, ela acredita que o check-up da saúde bucal é tão importante quanto o do médico, já que essa prevenção se reflete na saúde do corpo como um todo.

Por que o chek-up ao dentista é tão importante?

  • Além de fazer a higienização e ver se há algum problema visível para ser resolvido, o dentista pode avaliar o histórico familiar e ver se na família alguém teve problema bucal como perda de dentes, doença periodontal, diabetes, problemas cardíacos e câncer entre outras doenças que podem prejudicar a saúde dos dentes.
  • Com base no mapeamento familiar, e no exame clinico bucal o dentista vai saber se há uma predisposição genética para perda de dentes ou outras doenças e cuidar a prevenção delas.
  • Para completar o diagnóstico o profissional poderá pedir alguns exames como radiografia panorâmica, tomografias bucais, e até eletromiografia para avaliar como estão trabalhando os músculos da face.
  • Mudar o estilo de vida iniciando com os cuidados á cavidade oral, pois esta parte do corpo é responsável pela mastigação, fala e reações psicoemocionais traduzidas pelo Nosso Sorriso.

 

SOBRE O MOVIMENTO MARÇO BRILHANTE

A história da campanha passa também pela criação do Março Brilhante – um mês para lembrar da importância do sorriso em nossas vidas.

Quem passar pelo número 1.313 da Avenida Paulista, na capital de São Paulo, durante o dia 20 de março, das 10h às 16h, poderá ganhar um desses kits como estímulo à preocupação com a saúde da boca. O objetivo da campanha e da ação é

conscientizar os brasileiros sobre a importância de manter a visita regular ao cirurgião-dentista, prevenindo doenças e garantindo maior qualidade de vida. Os kits – tanto adulto quanto infantil – foram doados pela Colgate e pela Dental Speed, apoiadoras da campanha.

Além disso, das 18h às 22h, o icônico prédio da Fiesp será iluminado para reforçar a ação.

Ao todo serão distribuídos 2.500 kits de higiene bucal à população que circula pelo local.

 

SOBRE A ABIMO

ABIMO  Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

 

Anúncio