O que é preciso saber sobre a saúde bucal dos fumantes

Como as doenças bucais são influenciadas pelo tabagismo

Quando se fala sobre as doenças ocasionadas pelo tabagismo, é comum lembrarmos de câncer de pulmão, bronquite e outras doenças respiratórias. Porém, apesar disso, existem aquelas que atingem a qualidade da saúde bucal. De acordo com a cirurgiã-dentista, Cláudia Gobor, “fumantes têm muitas mais chances de desenvolver doenças bucais como o câncer de boca e a halitose, além, é claro, das manchas que o fumo pode causar nos dentes”.

No que se refere ao câncer de boca, o tabaco é um grande vilão. Isso porque, com o tempo, a fumaça e as substâncias do tabaco ingeridas tendem a ocasionar mudanças e a gerar o câncer. Em um estudo divulgado pela Universidade da Califórnia, foi possível perceber que 8 em cada 10 pessoas com esse tipo de câncer eram fumantes.

No que diz respeito à halitose, os fumantes também têm maiores chances de desenvolver esse problema. De acordo com a Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e atual conselheira, “a fumaça dos cigarros em geral tendem a ressecar a nossa mucosa bucal. A produção de saliva é diminuída, o que pode causar a halitose”. Em outras palavras, é importante a ingestão de líquidos durante o dia, para que uma salivação ideal seja produzida, e menos ocasiões de alteração de hálito teremos.

Além disso, o tabaco também é um grande propagador de manchas e pigmentação nos dentes. “A melanose do fumante é causada pela nicotina do cigarro que estimula a produção de melanina”, afirma a cirurgiã-dentista. Desse modo, é comum encontrar nos fumantes manchas acastanhadas nas gengivas e na parte interior das bochechas.

Outro ponto super importante a se destacar é que, embora não seja muito visto, o cigarro tem um grande poder em atrapalhar a cicatrização bucal, pela própria oxigenação prejudicada dos tecidos, afetando a mucosa da boca. Desse modo, “os fumantes são mais frágeis à exposição e têm um tratamento mais difícil em relação a fungos e bactérias”, explica a especialista.

Com certeza, o ato de fumar é muito prejudicial à saúde. Não só para o fumante, os cigarros e outras formas de tabagismo devem ser sempre combatidas. Por isso, estimular uma conscientização universal sobre esse mal é tão importante. O Disque Pare de Fumar é um programa criado pelo Ministério da Saúde que visa ajudar os fumantes que querem largar o vício. O número é gratuito e pode ser discado pelo 0800-703-7033.

Serviço: Dra. Cláudia Christianne Gobor
Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose
Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva
website: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/
(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087
Redes sociais:
Instagram: @bomhalitocuritiba

Facebook: @bomhalitocuritiba

Anúncio