Ultramaratonista e recordista mundial, Márcio Villar, será embaixador do Caminho de Cora

Percurso que remonta a saga dos bandeirantes em solo goiano vai ganhar maior projeção ao ter Márcio Villar como seu representante nacional e internacional. Escolhido como embaixador do percurso, Villar palestra nesta sexta (09), no salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas, com o tema “Desafiando Limites”

O trajeto entre os 300 quilômetros que ligam importantes cidades históricas de Goiás – O Caminho de Cora – está prestes a ganhar projeção internacional com a escolha do ultramaratonista Márcio Villar como seu embaixador oficial. A distância entre a Cidade de Goiás em um extremo e Corumbá de Goiás no outro, que remonta as rústicas estradas abertas em 1800 pelos bandeirantes com a missão para desbravar o interior do Brasil, tem conquistado a atenção de atletas e ciclistas em geral, atraídos pela imersão natural e cultural que o caminho proporciona.

Escolhido embaixador do trajeto, o ultramaratonista destaca ainda que vai levar a bandeira do Caminho de Cora mundo à fora, e que “Para mim é uma honra muito grande ser escolhido embaixador do Caminho de Cora. Para minha surpresa, no dia do convite, o meu perfil em uma rede social me trouxe uma lembrança de um post que fiz um tempo atrás, justamente com uma frase de Cora Coralina. Acredito que já estava escrito fazer parte deste caminho”, agradeceu emocionado.

Márcio Villar se prepara para levar o nome do Caminho de Cora pelo mundo afora, nos trajetos e provas em que participa. O convite foi possível, graças a articulação entre a Secretaria-Geral da Governadoria, por meio do secretário-chefe, Adriano da Rocha Lima e o Atleta, atendendo um desejo da Agência Goiana de Turismo – Goiás Turismo. “Eu quero levar toda essa minha experiência no Brasil e no Exterior para deixar o Caminho de Cora fantástico para todos os peregrinos. Como embaixador, eu vou conhecer e avaliar o trajeto. Conversando com donos de hotéis, pousadas e restaurantes para criamos um tratamento especial ao peregrino” destaca Márcio. Em sua palestra, na próxima sexta (09), o atleta abordará o desafios vividos durante as provas que realizou, e após o evento fará o trajeto de reconhecimento dos 300 quilômetros do Caminho de Cora, para entender a sua extensão, o grau de dificuldade e os atrativos que ele apresenta.

O Embaixador
Eleito em 2010 pela Revista Go Outside como o melhor ultramaratonista do Brasil e escolhido um dos 10 melhores esportistas do ano. A lista de desafios concluídos por Márcio é extensa. Entre os extremos encarados por Márcio estão a participação no Arrowhead Ultramarathon, em Minnesota do Norte nos EUA, em um circuito de 217 km. O recorde da Double da Badwater, onde o atleta correu 434 Km, em 79 horas no deserto do Vale da Morte na Califórnia, também nos Estados Unidos.
Em Janeiro de 2014 tornou-se o único atleta do mundo a “triplicar” a prova Brazil 135, completando 651 Km nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Em 2015, tornou-se recordista mundial por percorrer 827,16 Km em 7 dias, gravando seu nome no Livro dos Recordes, o Guinness World Records. As credenciais de Márcio para ser o embaixador do Caminho de Cora estão na experiência do atleta. Em 2017, Villar tornou-se recordista mundial do Caminho de Santiago de Compostela, completando o percurso de 820 km, em 6 dias 11 horas e dois minutos.

O Caminho de Cora
Identificado em pleno centro do Brasil, os 300 quilômetros que abrangem o Caminho de Cora passam por oito cidades históricas, oito povoados e três unidades de conservação. Idealizado em 2013, o percurso refaz a trajetória de bandeirantes na época de exploração do centro do país.

A definição do seu traçado foi baseada em fontes documentais como relatos de viagens presentes na obras de Luís da Cunha Menezes; e nos livros de viagens dos naturalistas Auguste de Saint`Hilaire e Johan Emanuel Pohl, entre outros. Foi, também, de fundamental importância para a definição do traçado as informações obtidas com moradores locais que, em alguns casos, acompanharam a equipe de pesquisa de campo nas expedições exploratórias em busca de locais citados nos documentos, ou em longos bate-papos onde a tradição oral difundia fatos e feitos ocorridos na região.

Hoje o roteiro Caminho de Cora Coralina encontra-se consolidado, atendendo a caminhantes e ciclistas com pousos e alimentação ao longo de todo o seu percurso. Possui uma associação formalizada com mais de 30 empreendedores e conta com mais de meia centena de colaboradores e voluntários que oferecem apoio em diversas áreas, cumprindo a missão de transformar o Caminho de Cora Coralina num roteiro de história, natureza, gastronomia e poesia. Entre os municípios que fazem parte do Caminho de Cora estão: Corumbá de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Pirenópolis; São Francisco de Goiás; Jaraguá; Itaguari; Itaberaí e Cidade de Goiás.

Serviço
Assunto: Palestra “Desafiando Limites” com o ultramaratonista e embaixador do Caminho de Cora, Márcio Villar
Quanto: Sexta-feira (09/07)
Onde: Palácio das Esmeraldas – Salão Dona Gercina Borges
Horário: 12h
Transmissão ao vivo: Facebook e Youtube do Governo de Goiás
www.facebook.com/governodegoias
www.youtube.com/governodegoiasoficial

Secretaria-Geral da Governadoria – Governo de Goiás

Anúncio