Antártida já tem casos de covid-19

Um surto de covid-19 foi detectado numa base militar na Antártida, o único continente que até então não tinha sido afetado pela pandemia, divulgou nesta terça-feira (22/12) o exército do Chile.

“Testaram positivo para o novo coronavírus 36 homens, 26 dos quais soldados e dez civis de uma empresa de serviços que realizava trabalhos de manutenção programada” na base General Bernardo O’Higgins Riquelme, na Antártida, revelou o exército chileno em comunicado.

Todos estão isolados e permanecem sendo monitorados constantemente, “conseguindo até o momento contar com um diagnóstico favorável e sem qualquer tipo de complicação associada à covid-19”, acrescentou a instituição.

O contágio teria acontecido após uma visita recente do navio da Marinha chilena Sargento Aldea, que realizou manobras de apoio logístico entre 27 de novembro e 10 de dezembro.

Depois de completar a sua missão e chegar ao porto de Talcahuano, no sul do Chile, em 16 de dezembro, foram detectados no navio três casos positivos de covid-19 num total de 208 tripulantes.

Após a confirmação dos casos, todos os tripulantes da embarcação foram postos em quarentena a bordo do navio em Talcahuano. Também estão “em boas condições de saúde e cumprindo os protocolos sanitários vigentes”.

Até então, a Antártida era uma das poucas regiões do mundo onde nenhum caso do novo coronavírus tinha sido registrado.

No primeiro semestre, a região foi isolada com a imposição de restrições e o cancelamento de viagens turísticas. Todo o pessoal não essencial também havia sido retirado no início da pandemia. As 40 bases militares e científicas da região proibiram ainda todo o contato entre o pessoal de diferentes instalações.

Fonte:DW

Anúncio