Externato São José retoma aulas presenciais

Após meses de educação à distância por meio do formato on-line em decorrência da pandemia de Covid-19, o Colégio Externato São José retoma as aulas presenciais da Educação Infantil, das crianças de 1 a 5 anos. A instituição teve o cuidado de desenvolver um rigoroso protocolo de saúde e segurança, desenvolvido em parceria com o Hospital do Coração de Goiás, que inclusive orientou todo o treinamento da equipe gestora, assim como professores e demais colaboradores da escola.

“Nossos profissionais foram e continuam sendo devidamente treinados por uma equipe técnica altamente qualificada que orientou a todos nós sobre as questões referentes ao cumprimento dos protocolos de biossegurança”, afirma Tatiana Santana, diretora pedagógica do Colégio Externato São José. Os alunos serão recebidos por um membro da Educação Infantil treinado, terão sua temperatura aferida e, em seguida, serão direcionados à sala de aula. Para manter o distanciamento seguro, todos os espaços da escola foram demarcados com adesivos indicativos para garantir que o fluxo ocorra com segurança.

Com salas amplas, que tiveram seu espaço adaptado para se tornarem ainda mais arejadas, o distanciamento entre carteiras também foi realizado. Os bebedouros foram substituídos por pias que permitam maior frequência da higienização das mãos, tapetes sanitizantes estão disponíveis pelos espaços, assim como orientações por escrito de todos os protocolos nas paredes. Todos os ambientes receberam dispensers com álcool em sabão, que terão seu manuseio supervisionado pelos colaboradores, além se serem sanitizados diversas vezes ao longo dia. Os profissionais estarão utilizando máscaras durante as aulas e existe a orientação de uso para crianças maiores de 3 anos. “Estamos preparados para esse retorno presencial, para receber as crianças com todo o carinho e comprometidos com o rigoroso cumprimento dos protocolos sanitários”, complementa Tatiana.

O Externato São José ainda fará um diagnóstico do que foi assimilado e bem aprendido durante o período de educação à distância, e, se necessário, retomará o conteúdo e a prática para preencher possíveis lacunas de aprendizagem. “As turmas que estão em alfabetização são turmas que demandam uma mediação importante do professor, na aquisição do letramento, portanto precisaremos ter muita responsabilidade e diligência para aferir aquilo que conseguimos alcançar com a tecnologia”, enfatiza a diretora. E para os pais que optarem, o formato de ensino on-line seguirá sendo utilizado pelo Externato. 

Anúncio