Ações online reinventam acesso à cultura em período de isolamento social

Secult aposta em lives de concertos, recitais, cursos online e visitação virtual de museus

Goiânia, agosto de 2020 – Desde março, quando foi preciso iniciar o período de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) precisou se reinventar diante do cancelamento da agenda cultural na Capital. A Orquestra Sinfônica de Goiânia, um dos polos da Secult, passou a realizar concertos e recitais por meio de lives, além das formações em música concerto, que também passaram a ser por meio das redes sociais — Instagram e Facebook — e plataformas de comunicação online.

De março a julho as redes sociais da Orquestra alcançaram cerca de 400 mil pessoas, com a publicação de mais de 800 vídeos, entre lives, edições de produções home office e veiculação de concertos anteriores. “Os vídeos alcançaram mais de 260 mil visualizações, marcando a Orquestra Sinfônica de Goiânia com uma das mais atuantes do Brasil nesse período de pandemia”, afirma o maestro e diretor da Orquestra, Eliseu Ferreira.

Estão previstas para o mês de agosto dez ações envolvendo os grupos da Orquestra e convidados. Nos programas, obras variadas para as formações escolhidas, em especial a música dos grandes compositores clássicos, como Mozart, Beethoven, Shostakovich e outros.

Com a equipe de profissionais e alunos do Centro Livre de Artes (CLA), outra unidade da Secult, não foi diferente. Em março as aulas foram suspensas e as atividades passaram a ser online, home office. Os alunos de todas as modalidades e idades se adaptaram e passaram a ter atendimento em grupos de Whatsapp, Youtube e plataformas de interação e reunião. No próximo dia 17 de agosto, o CLA inicia as aulas online do segundo semestre. As inscrições foram abertas para toda a população.

“Em dois dias as vagas para a maioria dos cursos se encerraram. Tivemos inscritos até de outras cidades do Estado e 551 vagas preenchidas. Nesta semana, dias 11, 12 e 13, abrimos 92 vagas remanescentes para as Oficinas Integradas. Quem ainda tiver interesse, será bem-vindo! Nosso trabalho tem dado certo, estamos fazendo tudo para que os nossos alunos recebam conteúdo de qualidade sem sair de casa”, ressalta Edelweiss Vieira Prego, supervisora administrativa do CLA.

E a partir desta terça-feira (11), as 8h, o link de acesso para o formulário de inscrição estará disponível em www.goiania.go.gov.br/secult/cla. Para mais informações acesse as redes sociais do CLA no Instagram @centrolivredeartes.

Museu virtual

Outra alternativa da Secult para possibilitar e facilitar o acesso a conteúdos culturais foi a visitação virtual dos museus Frei Nazareno Confaloni, localizado na Antiga Estação Ferroviária; e do Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis. Pelas redes sociais e pela plataforma Issuu é possível conhecer melhor os acervos e visitar a estrutura de exposições e obras disponíveis atualmente.

“Em tempos de pandemia, estamos fazendo o possível para disponibilizar o acesso à cultura aos goianienses, mesmo que de forma online e pelos meios de comunicação. São maneiras diversas para que a cultura se faça presente e para que as pessoas tenham a cultura como uma alternativa de entretenimento, aprendizado e lazer”, conclui o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno.

Anúncio