Você sabia que existe mais de um tipo de lipo?

*Por Benedito Figueiredo

A lipoaspiração é praticamente o segundo procedimento mais realizado no Brasil hoje, atrás apenas da colocação de prótese de mama.

A maioria das brasileiras se incomoda muito com as chamadas gordurinhas localizadas. E às vezes só massagens, exercícios físicos e dieta não atingem o objetivo tão rapidamente como as pessoas esperam e acabam optando por uma lipoaspiração.

Se você tem o interesse em fazer essa cirurgia, o primeiro passo é passar por uma consulta com um cirurgião plástico que tem toda a qualificação necessária para que tudo seja feito com segurança e o resultado seja o esperado.

Somente o cirurgião poderá avaliar seu corpo e indicar qual o melhor procedimento para seu caso e qual a técnica que irá aplicar durante a lipoaspiração.

Vamos lá. A lipoaspiração é o nome da cirurgia que retira gordura através de aspiração por cânula.

A técnica de lipoaspiração muda conforme o tipo de cânula usado.

Lipo a laser – feita com auxílio de um equipamento de laser que tem a finalidade de derreter a gordura localizada mais profunda, aspirando-a a seguir.

Lipo ultrassônica – feita com aparelho de ultrassom que faz a  liquefação da gordura antes de sua remoção

Vibrolipospiração –  feita com cânulas ligadas ao aparelho que promove a vibração, assim a gordura é retirada com mais facilidade e menos trauma.

Lipo HD – High Definition, termo inglês para Alta Definição, o nome dado a uma técnica que faz da sucção da gordura de uma determinada região do corpo, ressaltando os contornos musculares.

Já a lipoescultura é um tipo de cirurgia estética  mais completo com lipoaspiração e enxerto de gordura em outras partes do corpo como glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, com o objetivo de melhorar o contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.

Seja qual for a lipo escolhida,  o procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar e pode ser feito com sedação geral ou local. O médico que vai decidir com base na quantidade a ser retirada e também de acordo com os exames  para avaliar o risco cirúrgico.

Após a cirurgia a paciente deve usar macaquinho compressivo por cerca de 45 dias; ficar pelo menos 45 dias sem fazer exercícios físicos, tomar a medicação passada pelo médico por 10 dias. O resultado final pode ser verificado após 06 meses quando o corpo desinchou totalmente.

Lembre-se, a lipo não é garantia que você não voltará a engordar.  O resultado final depende da paciente.  É recomendado que após a cirurgia, exercícios físicos se tornem um hábito e também uma dieta saudável.

*Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com

Anúncio