Covid-19: cursos gratuitos para fazer durante a quarentena

A demanda por cursos gratuitos subiu muito nas últimas semanas, com o avanço dos casos confirmados do novo coronavírus em boa parte do território nacional.

 

Em alguns estados, a circulação de pessoas não é apenas desaconselhada: os meios de transporte, em determinados lugares, podem ser utilizados apenas por pessoas que estão atuando no combate ao vírus e por pacientes que precisam dar continuidade ao seu tratamento médico.

 

Mesmo em locais onde ainda há circulação de ônibus e afins, pode ser difícil encontrar restaurantes, lojas e estabelecimentos não-essenciais abertos.

 

Quem pode trabalhar de casa tem menos tempo ocioso. Quem não tem a possibilidade de fazer home office e precisa ficar em isolamento pode, com o passar dos dias, se sentir ansioso, incomodado ou elétrico.

 

Para manter o bem estar físico e mental, é aconselhado que as pessoas façam alongamentos e treinos seguros, na sala de estar de casa, pelo menos uma vez por dia. Da mesma forma, pede-se para que todos optem por alimentação saudável, para fortalecer o corpo contra quaisquer males – inclusive o COVID-19.

 

Isso não é a única coisa que se pode fazer, no entanto: como o período de isolamento pode se estender bastante, é necessário encontrar formas agradáveis e interessantes de passar o tempo.

 

Abaixo, listamos alguns cursos gratuitos que têm feito muito sucesso. Confira e passe a informação adiante. Afinal, um por todos e todos por um, não é o que dizemos sempre?

Cursos gratuitos: onde fazer aulas virtuais durante o período de isolamento?

Situações extremas exigem medidas extremas. E, felizmente, em tempos de crise surgem manifestações de solidariedade e apoio.

Casa do Saber

Surgida em meados de 2004, a Casa do Saber é uma iniciativa de um grupo de pessoas que, apaixonadas por filosofia, decidiram criar uma instituição que visasse a disseminação da cultura.

 

Os cursos são pagos e tratam sobre diversos assuntos relacionados à filosofia, arte, ética, gestão de negócios e até inteligência artificial. Até o dia 18 de Abril, felizmente, as pessoas poderão assistir às aulas de forma gratuita.

Fundação Getúlio Vargas

A FGV, uma das instituições mais reconhecidas do Brasil, ofereceu uma série de cursos gratuitos em sua plataforma oficial.

 

Por lá, os usuários podem assistir aulas sobre administração financeira, análise de viabilidade de projetos, agronegócios, aspectos legais nas relações de consumo e até mesmo de coaching.

Harvard

Já pensou em fazer um curso certificado pela Harvard, uma das universidades mais conceituadas e desejadas de todo o globo?

 

Para incentivar as pessoas a ficarem em casa, a instituição está oferecendo aproximadamente cem cursos online, completamente gratuitos. Os assuntos variam: é possível encontrar aulas sobre análise de dados, saúde, gestão de empresas, entre outras coisas.

 

As inscrições devem ser feitas pelo site da plataforma edX, que foi criada pela Harvard, em parceria com o MIT.

Escola virtual do governo

No site oficial da escola virtual do governo (portal único de governo para a oferta de capacitação a distância), é possível fazer cursos voltados para o desenvolvimento da sociedade e da administração pública.

 

Alguns cursos são enxutos, com poucas horas de duração. Outros, como o de gestão pessoal, têm 50h de duração.

Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está oferecendo dezessete cursos online, de assuntos variados. Interessados em tecnologia, empreendedorismo, blockchain e novas tendências da indústria são os que mais gostarão da iniciativa!

 

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Senai.

UNESP

A UNESP oferece, no portal Unesp Aberta, uma série de conteúdos: por lá, é possível achar cursos sobre teoria do conhecimento, tecnologias de informação, comunicação, metodologia de pesquisa científica e educação inclusiva, além de assuntos relacionados às áreas de exatas e biológicas.

 

Para ter acesso aos materiais, basta fazer o cadastro no portal oficial da Unesp.

Udemy

A Udemy conta com cursos para públicos muito diferenciados: no mesmo lugar, é possível encontrar conteúdos voltados para desenvolvimento espiritual, gestão de empresas, criação de roteiros cinematográficos, animação, design, entre outros.

 

Atualmente, a plataforma conta com uma boa quantidade de cursos gratuitos, além de materiais disponibilizados por valores baixos.

Stoodi

Os estudantes não precisam ficar sem ter o que fazer durante a quarentena: a plataforma Stoodi, que é especializada em conteúdos para estudantes do ensino fundamental e médio, liberou boa parte de suas aulas e exercícios corrigidos, em vídeo.

 

Para quem está se preparando para o vestibular, o Stoodi também é um excelente aliado. Faça a sua inscrição pelo site oficial da plataforma, mas não demore muito: o acesso será grátis apenas temporariamente.

 

Anúncio