MERCADO DE BLINDADOS USADOS AUMENTA NO BRASIL

Medo da violência e a crise econômica são as principais causas do crescimento

O Brasil tem o maior mercado de blindados do mundo. Isso deve-se ao fato da violência cotidiana nas metrópoles do país, onde existe o medo de assaltos à mão armada e de balas perdidas.

Seguindo esta realidade, a classe média vem sentindo a necessidade de adquirir veículos blindados e, com a crise financeira, um novo nicho de mercado foi encontrado: o de blindados semi-novos.

De acordo com a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), no ano passado, o carro blindado mais vendido foi Toyota Corolla, que é considerado um intermediário e é o menor e mais barato veículo a suportar blindagem. No entanto, apesar de ser uma opção menos onerosa, a blindagem de um veículo novo custa cerca de R$50.000,00 reais, valor que daria para comprar outro carro.

“Um blindado usado pode significar uma economia de 10 a 40%, dependendo do modelo”, é o que afirma Isaac Júlio, proprietário da Via IMotors, especializada na venda de carros de luxo e blindados pela web. Segundo o empresário, o mercado de semi-novos é uma tendência e vai na contramão dos 0km. “Os clientes têm a preocupação de manter o orçamento e os semi-novos possibilitam essa economia”, destaca Isaac.

De acordo com o empresário, a procura tem se tornado cada vez mais comum em seu website. “Tenho uma preocupação maior em oferecer novas condições em blindados semi-novos porque vejo uma grande demanda por parte dos clientes”, afirma.

Como trata-se de um mercado de semi-novos, é interessante que se fique atento a uma série de detalhes na hora da compra, principalmente por tratar-se deste tipo de veículo. O dono da Via IMotors orienta que os motoristas sejam cautelosos antes de efetuar a compra. “Certifique-se de que a empresa responsável pela blindagem e se a fabricante dos vidros possui boa reputação no mercado, além disso, observe se o veículo tem toda a documentação de blindagem e se, no caso de reparos, a blindagem foi realmente preservada”, recomenda Isaac.