Bloco Baianeiros grava em movimento

Anselmo Troncoso inova com gravação de cinema em cima do trio neste carnaval. São esperados mais de 250 mil foliões atrás do trio elétrico

 

Belo Horizonte – Inovação e tecnologia também farão parte das atrações deste carnaval, na cidade de Belo Horizonte. Nos dias 3 e 5 de março, o especialista em cinema e diretor de DVD Anselmo Troncoso inovará mais uma vez com a gravação em formato de cinema do primeiro DVD do Bloco Baianeiros, em cima do trio elétrico, que vai arrastar multidões nas ruas dos Bairros do Castelo e na boêmia Savassi.

Serão usadas 10 câmeras que vão ser distribuídas em cima do caminhão e no meio do público. De acordo com o diretor, o desafio é realizar as imagens com qualidade durante toda a movimentação do trio elétrico. “As câmeras ficam soltas e a movimentação do caminhão dificulta na hora de encontrar o melhor ângulo e no foco das imagens porque as lentes são muito sensíveis. A distribuição das câmeras será um diferencial na hora da captação para termos as melhores imagens”, afirmou Anselmo.

O diretor é pioneiro neste tipo de gravação. A primeira realizada em cima do trio foi há praticamente 10 anos, no ano de 2009, com a dupla Jorge e Mateus, no estacionamento do shopping Flamboyant, em Goiânia. Anselmo gravou também com a dupla Guilherme e Santiago, no ano de 2011, e a lendária Chiclete com Banana, em 2012.”Foram gravações muito especiais, que fortaleceram minhas experiências como diretor, porque meu olhar ali e tudo o que quero com o material depende do posicionamento do cinegrafista, da conversa com cada um no momento certo para captar o melhor ângulo e, para dificultar, não teremos as telas de referências das imagens como temos na unidade móvel como numa gravação de DVD habitual”, explicou Anselmo.

Nas redes sociais, o Bloco Baianeiros expressou a ansiedade para a gravação do material. “Não aguentávamos mais de ansiedade para anunciarmos essa grande novidade que marcará a nossa trajetória. Gravaremos o nosso 1º DVD em cima do trio elétrico. É um momento muito importante para nós!”, publicou, convidando o público para os dois dias de folia atrás do trio nas ruas de Belo Horizonte.

O bloco surgiu em BH no ano de 2015 pelos mineiro Danniel Maestri e o baixista Lelo Lobão, que integrou a banda Chiclete com Banana. Eles levam para as ruas os hits do axé music e adaptações de vários estilos musicais com elementos baianos. O primeiro dia de gravação será na Rua Romualdo Lopes Cançado, 268, no bairro Castelo, a partir das 13 horas. No dia 5, a gravação será na Rua Fernandes Tourinho, com Avenida Getúlio Vargas, no bairro Savassi, no mesmo horário.