Alzheimer: documentário mostra relação entre netos e seus avós

É incrível como o cinema e outras mídias conseguem demonstrar a essência de algumas coisas. Com a Doença de Alzheimer também é assim. Músicas, filmes, seriados e documentários costumam demonstrar a realidade de uma forma impactante. O documentário do qual vamos falar hoje trata de um assunto muito sensível: a relação entre os netos e os seus avós que tem Alzheimer.

“What’s Happening to Grandpa?” (em português “O que está acontecendo com o vovô?”) conta as histórias de cinco crianças com idades entre 6 e 15 anos. Entre todas, algo em comum: elas convivem com seus avós que tem Alzheimer e, junto com seus pais, tentam entender o que se passa na doença. O documentário foi produzido pela rede de TV HBO e tem depoimentos tocantes das crianças e seus familiares.

Inspiração do livro

“O que está acontecendo com o vovô?” é inspirado em um livro de mesmo nome, da autora Maria Shriver. Maria é jornalista da NBC, outra rede de TV dos Estados Unidos, e conhece o problema de perto. O pai de Maria também tem Alzheimer, e o livro foi uma das formas que ela encontrou de contribuir para o debate sobre a doença. Na obra, ela conta a história de Kate, uma garota que nota que as histórias de seu avô tornam-se cada vez mais repetitivas, até que sua mãe a explica que ele foi diagnosticado com a Doença de Alzheimer.

O documentário conta histórias reais, com as quais com certeza você vai se identificar. Nele, os netos falam sobre tudo o que aprenderam e ainda aprendem com seus avós. Outro detalhe importante é que são oferecidas diversas ideias sobre como ajudar as crianças a lidar com a doença dos avós. Você pode assistir tudo abaixo. O documentário está legendado e dividido em 3 partes.

O que está acontecendo com o vovô? – Parte 1

O que está acontecendo com o vovô? – Parte 2

O que está acontecendo com o vovô? – Parte 3

Fonte: