Novo Acordo entre Canada e EUA

Anúncio
Paula Tooths
Paula Tooths – Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de quatro títulos publicados no Reino Unido e repórter do A Hora.

Os Estados Unidos e o Canadá chegaram a um acordo sobre a revisão do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) na noite de domingo.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, convocou uma reunião de emergência no domingo à noite em Otava, duas horas antes de terminar o prazo estabelecido por Washington para se chegar a um acordo. No final de agosto, o Presidente do EUA, Donald Trump anunciou, a partir do Salão Oval da Casa Branca, a conclusão de “um bom acordo” comercial com o México, no quadro da revisão do NAFTA.

O Acordo de Livre Comércio da América do Norte, conhecido como NAFTA, na sigla em inglês, é um tratado comercial integrado pelo México, Canadá e Estados Unidos desde 1994 e, agora, decorre uma renegociação do acordo. O Canadá não participou nesta fase de negociações. O executivo canadiano assumiu que preferia juntar-se à mesa de discussões após a resolução dos diferendos que separavam os Estados Unidos e o México.

Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017, Trump caracterizou o NAFTA como um acordo “desastroso” para os Estados Unidos.

Anúncio