Férias – Lençóis Maranhenses

Hoje vou finalizar as dicas sobre os lençóis maranhenses! Eu me apaixonei e estou contando os dias para conhecer esse paraíso! Espero que você se apaixone também,arrume as malas e aproveite a época ideal para visitar esse lugar mágico e único!

O que levar para os Lençóis Maranhenses

  • Câmera fotográfica e câmera fotográfica subaquática (com acessórios)
  • Bolsa para proteção da câmera contra a areia (vale as mesmas que protegem da água)
  • Protetor solar e protetor labial
  • Roupas com proteção contra raios solares, óculos de sol e boné ou chapéu
  • Roupas de banho
  • Repelente contra insetos
  • Medicamentos de uso pessoal (as farmácias não oferecem uma grande variedade de produtos)
  • Mochila para a viagem e para os passeios (evite mala de rodinha ou mala rígida)
  • Casaco leve
  • Toalha
  • Chinelos
  • Carregador externo de bateria para celular (não há onde carregar o celular durante os passeios)
  • Boia
Foto: Divulgação

As lagoas de água doce são as principais atrações dos Lençóis Maranhenses e, acredite, elas não são todas iguais.

Foto: Divulgação

Ao ver as fotos dos Lençóis Maranhenses é fácil pensar que as lagoas são todas muito parecidas e que um passeio é igual ao outro. Não é verdade! As centenas de lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são diferentes e reservam sempre experiências únicas aos viajantes. A minoria delas tem nome e a impressão que temos ao chegar é que muitas foram “batizadas” apenas para facilitar a organização dos passeios. Durante os tours será comum ver dezenas de lagoas que não tem nome. Muitas porções de água já foram famosas, mas de um ano para o outro perderam a beleza e outras, que nunca foram disputadas, podem se tornam a mais bela opção do ano seguinte. Sendo assim, não entre na paranoia de visitar exatamente as lagoas que estão no roteiro ou que o seu amigo visitou no ano anterior. Elas podem simplesmente não existir ou terem pouca água no ano que você for. A paisagem dos Lençóis Maranhenses é altamente mutável e nunca um dia será como o outro. O importante é aproveitar todas elas!

Faça o máximo possível de passeios para visitar as lagoas

Foto: Divulgação

Para visitar as lagoas dos Lençóis Maranhenses, e tirar as próprias conclusões sobre os mais belos roteiros, será necessário investir em vários passeios. Os tours já são bem definidos e será difícil encontrar uma agência que fuja ao padrão. Entre os mais famosos estão os passeios para a Lagoa Azule Lagoa Bonita, em Barreirinhas; a Lagoa das Emendadas, Lagoa da Betânia, Lagoa da Andorinha e Lagoa da Gaivota, em Santo Amaro do Maranhão; e o Circuito da Lagoa das Sete Mulheres com a Lagoa da Capivarae também a Lagoa Tropical com a Lagoa da Lorena, em Atins. Os passeios mais conhecidos não necessariamente são os mais bonitos. Por isso, faça o máximo de passeios que puder!

Foto: Divulgação

Os passeios nos Lençóis Maranhenses acontecem sempre em veículos 4 x 4 com traseira adaptada para levar grupos de até 12 turistas, em média. O preço de um passeio para as lagoas é entre R$ 60 e R$ 120, a depender do roteiro e tempo de duração. Os passeios podem ser de meio dia ou dia inteiro, sendo que os passeio que acontecem à tarde costumam incluir o pôr do sol, sempre espetacular! O roteiro de passeios nunca inclui apenas uma lagoa e sempre há mais de uma parada para banho, não necessariamente em uma lagoa famosa ou com nome. O importante mesmo é ir à lagoa mais bonita! Confie no guia do passeio e se deixe levar a outros pedaços do paraíso que não estão assinalados nos panfletos das agências.

Em Barreirinhas, escolher o Circuito Lagoa Azul ou o Circuito Lagoa Bonita?

Sabemos que nem todo mundo tem muito tempo e muitas vezes a viagem é bem corrida. A dúvida entre o passeio da Lagoa Azul e o passeio da Lagoa Bonita – os dois em Barreirinhas – atormenta vários turistas. Afinal, se há tempo para só um, qual deles escolher? Precisamos deixar claro que a nossa experiência e o período do ano em que viajamos pode ser muito diferente do seu, mas no nosso caso o passeio do Circuito Lagoa Bonita superou o da Lagoa Azul.

Foto: Divulgação

No Circuito Lagoa Bonita vimos várias pequenas lagoas lindas, com dunas impressionantes e dava vontade de mergulhar em cada uma delas. A chegada, com a subida da duna para um ponto bem alto do Parque Nacional, permite ver dezenas de lagoas na paisagem. Só isso já torna o passeio mais especial. Já o circuito Lagoa Azul é mais limitado às lagoas que estão descritas no roteiro. Não há tantas porções de água entre uma e outra lagoa definida no passeio. Por isso, entre as duas opções, recomendamos escolher como prioridade o Circuito Lagoa Bonita.

Foto: Divulgação

As lagoas dos Lençóis Maranhenses são sempre lindas, mas Santo Amaro tem uma beleza incontestável

As lagoas dos Lençóis Maranhenses sempre surpreendem pela beleza. É até difícil acreditar que haja um pedacinho mais bonito que o outro. Entretanto, quando estivemos por lá, ouvimos várias vezes que entre as lagoas do circuito Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, as mais belas porções de água estavam em Santo Amaro. Apesar de Barreirinhas ser mais famosa, não necessariamente os passeios mais belos estão por lá. E nós só entendemos que isso era possível quando vimos com os próprios olhos.

Qual o roteiro mais bonito entre os passeios de Santo Amaro?

Foto: Divulgação

Santo Amaro, na nossa experiência e na de muitos viajantes, é onde estão as lagoas mais bonitas acessíveis de carro no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Mas entre as opções de passeios, qual escolher como prioritário? Lagoa da Andorinha e Lagoa da Gaivota são os passeios mais próximos da cidade e também os que tem acesso mais fácil. O carro chega quase à beira das lagoas e o deslocamento a pé é muito pequeno.

Já o Circuito Lagoa da Betânia e Lagoa do Espigão reserva aos visitantes a oportunidade de ver a lagoa junto a um rio e formações de dunas realmente espetaculares. Vimos nesse passeio algumas das mais belas dunas nos dias que estivemos por lá.

Porém, apesar dos passeios citados serem imperdíveis, nosso coração foi roubado mesmo pelo Circuito Lagoa das Emendadas, local onde só é permitido o acesso a pé. O carro chega a um ponto de Parque Nacional e a partir de lá serão 4 horas de caminhada, entre ida, volta e paradas para banho. Sem nenhuma dúvida o passeio mais espetacular que fizemos. Ah! E se sobrar um dia na cidade, não deixe de fazer o passeio de barco até a Lagoa América.

Santo Amaro é espetacular, mas dizem que ainda mais bonito é Queimada dos Britos e Barra Grande

Foto: Divulgação

Não importa quão bonito seja. Sempre haverá um lugar ainda mais espetacular para ser visitado nos Lençóis Maranhenses. E depois de conhecer Santo Amaro, soubemos que ainda mais lindas são as lagoas de Queimada dos Britos e Barra Grande, localizadas na região chamada de Zona Primitiva, onde o acesso acontece apenas a pé, em caminhadas que levam de três a cinco dias. Dessa vez não consegui fazer a travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, mas prometemos que vamos voltar no ano que vem! Você já fez a travessia? Conte pra gente nos comentários como foi!

Fonte: Melhores Destinos por Monique Renne