É Brasil… sil… sil…

Estevão Alves
Estevão Alves – Dj em Amsterdã e Colaborador do site Na Pauta Online.

Todo mundo extremamente loucos pela Copa 2018, uns loucos de raiva e outros loucos por torcer pro país que ta perdendo em tudo… Mas semana passada eu falei sobre isso!

Como sou brasileiro, vou fazer algo que não se vê muito por ai.

Brasilzão, cheio de coisas bonitas, mulheres dignas de serem princesas, belas e cheias de misturas, cheia de cores e cabelos, assim como nossa flora, cheia de cheiros, de vida!
Vida que leva um índio no Amazonas, ou um caipira em Goiás, talvez um gaudério lá em baixo! Nos pobres de interior podemos ver a força de sobreviver na simplicidade, no mato Grosso tem gente boa, na Bahia tem gente boa e até lá no Acre temos a nossa marca, nas roças cheia de cultivos de culturas diversas, tem mamão, tem manga, tem maxixe e agrião, tem mel, tem feijão, e falando em cultura.

Somos tão ricos em sons e ritmos, danças e rebolados, temos em todo canto nosso próprio estilo, nossa própria musica e danças, são tantos cantores e instrumentistas quem nem dá pra saber todos, temos particularidades que nós une dentro de uma fronteira imaginável, temos teatro, cinema e circo, circo ta meio parado nas cidades mas em Brasil o circo ta cheio de energia!

Energia mesmo é bater um pratão de arroz com feijão feito pela vô, ou um peixinho frito na beira do rio, uma cachacinha pra esquentar no inverno, ops, nem temos tanto inverno frio assim, tomamos nossa bebida por ela é boa, mas boa mesmo são as comidas típicas, feijoada, churrasco gaucho, frango caipira ao molho, tem até quem goste do pequi do Goiás, eu mesmo não gosto, mas quando sinto o cheiro, eu sinto o cheiro de casa!

Mesmo diante de tanta coisa ruim as crianças ainda tem muito sorriso pra dar, muita gargalhada alegre para se ver, nos temos o carrinho de rolimã, temos o jogo de futebol da rua, de varias ruas!
Campeões em tantos esportes que nem sei, vai do Skate ao Judo, do Volei a Formula 1, do jogo de bolinha de gude ao tiro ao alvo… Com flechas! Até no tênis já tivemos nossos heróis do esporte!

No esporte e na literatura, grandes nomes temos! Grandes poetas e poetisas! Grandes pensadores atuais e das antigas!

Temos água e paisagens incríveis, temos um mar que vai de ponta a ponta no litoral, dá ate pra ver as magníficas baleias e golfinhos, temos aves bonitas, temos os tucanos e araras, temos as maritacas que são bem brazucas e adoram um barulho!

Temos vida do sertão ao pantanal, do marzão até as florestas, temos chapadas, cachoeiras e cavernas, temos ouro debaixo da terra! Até petróleo nós temos!

Temos a Xuxa, o Fastão e o Silvio Santos, quem ai se lembra do Falcão? O brega mais gente boa que poderíamos ter! Mas ainda temos um dos ídolos da minha avô, o Mazzaropi!

Temos diferenças, mas no final somos todos iguais!

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.