Especialistas indicam Planejamento Tributário periódico como estratégia para aumentar o lucro de empresas

Consultores em gestão fiscal afirmam que as operações devem ser verificadas para avaliar a necessidade de mudança de regime tributário para reduzir o custo com impostos.

dino

Uma empresa optante pelo Simples pode reconsiderar se a opção ainda é vantajosa em comparação ao lucro presumido ou lucro real, levando em conta os resultados.

Curitiba – PR, 06/04/2021 –

O Planejamento Tributário é uma metodologia usada por contadores especializados em que é feita a análise dos registros das operações das empresas buscando caminhos legais para diminuir o ônus fiscal. De acordo com Tiago Assumpção, diretor da Premier Contabilidade, escritório especializado em gestão tributária, são analisados valores, como faturamento, carga tributária atual, regras fiscais para cada segmento e despesas pagas pela Pessoa Jurídica.

Segundo o especialista, nem sempre a opção pelo Simples Nacional é sinônimo de economia tributária. Como os números do negócio podem variar, essa análise deve ser feita periodicamente. “O regime tributário deve ser sempre avaliado. Uma empresa optante pelo Simples pode reconsiderar se a opção ainda é vantajosa em comparação ao lucro presumido ou lucro real, levando em conta os resultados da empresa em um determinado período”, explica o diretor da Premier Contabilidade.

Tiago Assumpção esclarece que, no caso de empresas em que o Simples Nacional é a forma indicada, uma gestão tributária realizada de maneira eficiente também pode se tornar uma maneira de economia fiscal. “Uma das formas como fazemos isso é por meio da distribuição dos lucros isentos de impostos de renda aos sócios. São possibilidades que a empresa que possui uma assessoria especializada pode se beneficiar”, complementa o diretor.

Website: https://www.premiercontabil.com.br/